Inglaterra – Spitfire Premium Kentish Ale: Uma das mais clássicas e tradicionais cervejas Ale inglesas. Uma infusão de 3 lúpulos de Kent conferem o amargor balanceado e aroma floral desta Bitter inglesa de cor âmbar escura. Apresenta notas de marmelada, uvas vermelhas e pimenta do reino. A Spitfire é a cerveja ale mais vendida no mundo pela cervejaria Shepherd Neame. Foi criada em 1990 para comemorar o 50º aniversário da Batalha da Inglaterra. Seu nome refere-se a lendária aeronave Supermarine Spitfire projetada pelo RJ Mitchell.
Um pouco de história:
Seu nome é o mesmo do caça britânico que mais obteve vitorias nos céus da europa durante a segunda guerra mundial, o Supermarine Spitfire, cuja fama afirmou-se por sua performance nas médias e baixas altitudes, quando superou o até então principal caça alemão, o Messerschimitt BF 109. Sua tampa traz o simbolo da RAF (Royal Air Force – Real força aérea), assim como suas cores.
O avião Supermarine Spitfire foi usado na segunda guerra para levar barris de cerveja aos homens que se encontravam nas frentes de batalha na Normandia.
Duas cervejarias britânicas doaram, durante a guerra, cerveja de graça para as tropas. Após a invasão da França, no dia D, o abastecimento das tropas aliadas com suprimentos vitais se tornou um verdadeiro problema de logística.
Se obter munição, alimento, vestuário, etc, já se tornara difícil, o que dizer de itens de segundo plano.
Foi quando os pilotos de Spitfire da RAF tiveram uma idéia. O Spitfire Mk IX era uma versão evoluída do primeiro Spitfire fabricado, com suportes sob as asas para bombas ou tanques.
Então tiveram a brilhante ideia de substituir as bombas por barris de cerveja. Além disso, se o Spitfire voasse alto o suficiente, o ar frio em altitude gelava a cerveja, tornando-a pronta para o consumo no momento da chegada.
Uma variação deste método foi um depósito de combustível de longo alcance, modificado para transportar cerveja em vez de combustível. A modificação ainda recebeu um designativo oficial “XXX”.Os serviços de propaganda foram rápidos em saber disto, o que provavelmente explica o uso do designativo do projeto oficial.
Assim, os Spitfires equipados com os pilões portadores de barril eram frequentemente enviados de volta para a Grã-Bretanha para manutenção ou funções de ligação. Eles, então, retornavam para a Normandia com barris de cerveja cheios montados sob as asas.
Toda semana, um piloto era enviado de volta ao Reino Unido para encher alguns tanques com cerveja e voltar para o esquadrão. Qualquer pessoa que fizesse um pouso duro e perdesse o tanque seria o homem mais odiado na esquadrão por uma semana inteira.
Em seu livro “Typhoon”, o piloto Desmond Scott recorda também os tanques descartáveis Typhoon cheios de cerveja, mas lamentou que ela adquiria um gosto metálico.Técnicas menos imaginativas envolviam garrafas escondidas onde quer que o espaço poderia ser encontrado na aeronave, que incluiu as caixas de munições, compartimento de bagagem ou mesmo em partes da asa, com resultados variados.
Portanto, da próxima vez que você abrir uma Shepherd Neame Spitfire, lembre-se, esta cerveja motivou pessoas a lutar para transformar o mundo num lugar melhor, embebedou sonhos de liberdade e embreagou espíritos de luta!
Cervejaria: Shepherd Neame
País de Origem: Inglaterra
Grupo da Cerveja: English Pale Ale
Estilo da Cerveja: Special/Best Premium Bitter
Cor: Âmbar
Graduação Alcoólica: 4,2%
Temperatura ideal para consumo: 0-4°C
Copo ideal: English Pint, Nonic, Shaker, Willybecher
Harmonização: Amendoim, castanha de caju, amêndoa, casquinha de siri, acarajé, caldo de galinha, caldo de feijão, caldo-verde, sopa de queijo, sopa de legumes, queijo frescal, minas, gouda, cheddar, prato, gruyère, roquefort, gorgonzola, salpicão, wardorf, maionese de atum e camarão, frango frito, pato, codorna, peru, faisão, chester, linguiça de frango, pizza, lombo de porco e defumado, comida mexicana, comida indiana, chinesa e japonesa, bacalhau, camarão frito, caranguejo, atum, salmão, lagosta, lula, sardinha.
Comentários recentes