«

»

Ago 17

Chimay Blue Grande Réserve

Bélgica – Chimay Blue Grande Réserve: Cerveja escura trapista com aroma forte, sabor complexo, que continua a melhorar ao longo dos anos. Elaborada por padres trapistas na Abadia de Scourmont, Bélgica. Esta cerveja belga autêntica cuja fragrância de levedura fresca associada a um ligeiro toque floral rosácea, é particularmente agradável. A Chimay Blue não é pasteurizada, sendo refermentada novamente na garrafa.

 

17.08.14

Um pouco de história:

A Chimay é uma cerveja trapista fabricada desde 1862 por monges da ordem trapista da abadia de Scourmont, na cidade belga de Chimay. Os monges da abadia de Scourmont pertecem à Ordem dos Cistercienses de Estrita Observância, mais conhecidos como trapistas. O nome Cisterciense foi baseado no monastério de Citeaux, fundado na Borgonha no século 12. Os monastérios Cistercienses são divididos em duas grandes ordens, sendo uma delas ligada à Abadia de La Trappe na Normandia, a origem do nome trapista. São sete abadias da ordem trapista que produzem cervejas e somente elas podem usar a denominação em seus produtos. São seis na Bélgica (Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren) e uma na Holanda (La Trappe).

DSCN1026Bar Auberge de Poteaupre mantido pela Chimay na Bélgica

 

A cervejaria:

A história da Abadia de Scourmont se inicia em 1844 com o pedido do padre Jean Batiste Jourdain para fundar um claustro em Chimay. Em 1850, com a doação das terras pelo príncipe de Chimay, Joseph II, além de inúmeras tentativas, ele conseguiu que 17 monges de St Sixtus fossem deslocados para a fundação do claustro. O início foi duro, pois as terras não eram produtivas e as primeiras plantações não deram bons resultados.

 

abadiaAbadia de Scourmont, Bélgica

A primeira cerveja foi produzida em 1862 e era uma Bock, chamada de biére forte. Esta cerveja era envasada em garrafas de 750ml e vendida para o público em geral. Esta foi a precursora da atual Chimay Red (Rouge). Em 1871 o claustro tornou-se abadia. A cervejaria foi destruída pelos alemães durante a I Guerra Mundial (1914), foi reconstruída em 1919 e novamente destruída durante a II Guerra Mundial (1942). Em 1948 a cervejaria foi reconstruída e Pére Theodore descobriu a cepa de fermento que seria usada para fabricar as novas cervejas em Chimay: a Dorée, para consumo próprio dentro da abadia, uma cerveja para a Páscoa, que depois passou a ser chamada de Chimay Red (Rouge), e uma cerveja de Natal, que depois passou a ser chamada de Chimay Blue (Bleue). A Chimay White (Tripel) foi produzida pela primeira vez em 1966.

Hoje, a cervejaria em Chimay talvez seja a mais produtiva entre as trapistas com uma produção anual de 123.000 hectolitros. A cervejaria foi toda modernizada mas ainda permanece dentro dos limites da abadia. A planta de engarrafamento fica em Baileux, fora da abadia de Scourmont, e tem a capacidade de envasar 40.000 garrafas de 330ml em uma hora. Além das garrafas tradicionais belgas de 330ml, as cervejas são também envasadas em garrafas de 750ml.

 

Cervejaria: Chimay
País de Origem: Bélgica
Grupo da Cerveja: Belgian Strong Ale
Estilo da Cerveja: Belgian Dark Strong Ale
Cor: Marrom
Graduação Alcoólica: 9,0%
Temperatura ideal para consumo: 10-12 °C
Copo ideal: Globlet, Boleke, Tulip, Trapist
Harmonização: Patês e Terrines, acarajé, minas, brie/camembert, gouda, prato, gruyère, roquefort, gorgonzola, pato, codorna, peru, faisão, chester, massa com molho de tomate, molho branco, ao pesto, lasanha, canelone, carneiro, bife de carne bovina, rosbife, capivara, comida chinesa, risoto, bacalhau, caranguejo, caviar, atum, salmão, truta, peixe frito, moqueca baiana e capixaba, lagosta, lula, sardinha, petit gateau e torta de chocolate.

Site: http://www.chimay.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *